Você é muito bem-vindo aqui!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Energia sexual

Elas são gordas, magras, baixas, altas, gostam de decote, preferem a discrição e não estão nas passarelas nem nos editoriais de revistas. Estão nas ruas, indo ou voltando do trabalho, no ponto de ônibus, na praia, nos shoppings, esbanjando sensualidade e atraindo olhares de arrancar pedaços por onde passam. São admiradas - e invejadas! - inclusive por outras mulheres.

Sabe aquelas pessoas hipnotizantes? Parecem ter nascido para brilhar e arrancam elogios mesmo quando não estão dando a mínima para isso. Outras, por mais que se produzam, malhem, façam dieta, pintem e bordem, não passam de... bonitas. Como podem existir mulheres com esse poder de atração, quais seriam suas armas secretas? Chegou a hora de descobrir: o que, afinal, faz a diferença entre ser apenas bonita e ser p-o-d-e-r-o-s-a?

Com a palavra, elas

Para Lívia Rodrigues, programadora, não tem jeito. Tem gente que jura de pés juntos que existem mulheres sexy até quando vão jogar o lixo fora, mas, para ela, é impossível uma mulher ser bonita 24 horas por dia! "Não acho nem que beleza é, necessariamente, pré-requisito para ser atraente. Conta, é claro, mas, vamos combinar, blusão de dormir e cara amassada pela manhã... Até parece que os homens vão achar isso bonito ou sensual!", duvida Lívia.

“Ser sexy não está associado a ser bonita. Para emanar uma energia sexual, acho que a mulher precisa se cuidar e se sentir bem com ela mesma”

Se preparem, porque o assunto rende muita polêmica! Elaine Gitti, advogada, discorda da programadora. Ela, por exemplo, se sente sensual do último fio de cabelo até o dedão do pé. "Acho que os homens têm um papel muito importante nisso. Tem homens que te olham de um jeito que parece que despertam algo especial em você, enquanto outros te fazem sentir tão sexy quanto um pé de brócolis", brinca a advogada. "Mas, para alguns homens, não adianta colocar lingerie, decote, nada... Meu ex-marido, por exemplo, eu podia passar pelada perto dele e nada acontecia", completa Elaine.

Segundo ela, é preciso saber usar o que tem com bom senso. "Posso me sentir e ser vista como ultrassexy de camiseta branca, tênis e jeans ao invés de usando uma lingerie, minissaia, salto agulha ou decote. Acho até que os homens preferem a simplicidade. Mulher que mostra bunda, peito... Isso é muito apelativo. Prefiro insinuar do que mostrar". E ela garante: eles ficam loucos!

Para a advogada, o segredo de emanar sexo é sentir que você emana, é se sentir sensual a maior parte do tempo. "A energia sexual tem mais a ver com estado de espírito do que com algo físico. É você estar de bem consigo mesma. Mulheres que são atraentes simplesmente bebendo um copo d'água ou ajeitando a alça da blusa assim o são, porque se sentem assim e os homens, é claro, confirmam com os olhares", pondera. "Já se for para provocar com mais ousadia, com uma roupa mais provocante, que seja entre quatro paredes!", opina.

Pelo menos com ela, dá certo. "Penso que o que me faz ter esse brilho especial, emanar sensualidade, são pequenas coisas - pequenas, mas essenciais, como gostar de mim mesma, não brigar com o espelho. Eu sempre me senti o patinho feio, nunca me achei bonita. Na escola, era sempre a mais magra, sem peito", ri Elaine. Mas ela deu um jeito na auto-estima e hoje é simplesmente avassaladora. "Modéstia, inclusive, é uma característica que às vezes me falta", brinca Elaine.

Beleza não põe a mesa. Essa também é a opinião da consultora de marketing Aline Ferreira*. "Ser sexy não está associado a ser bonita. Eu sou a prova viva disso! Sinceramente, não me acho bonita, daquelas que podem colocar qualquer roupa e chamar a atenção. Para emanar uma energia sexual, acho que a mulher precisa se cuidar e se sentir bem com ela mesma", acredita Aline. Segundo ela, o segredo não está, por exemplo, no pouco pano, em vestir roupas vulgares, mas sim uma roupa legal, com acessórios, maquiagem leve, cabelo sempre bonito, pés e mãos feitos.

"Isso é ser sexy: ser vaidosa, se cuidar e chamar a atenção não apenas com o corpo, mas com a sua forma de ser, com a naturalidade e feminilidade. Sou sexy porque sou eu mesma, sem truques nem muitos ajustes e sou muito, muito feliz. Quem não gosta de estar ao redor de pessoas de bem com a vida? Energia positiva se transforma em energia sexual, pode acreditar! Meu namorado que o diga!", diz Aline, que segue a lógica do homem bonito versus o charmoso. "Qual dos dois você prefere? Cá entre nós, o charmoso, não? É assim para eles também. Mulher tem que ser, mais do que bonita, charmosa, dengosa, cheirosa. Tem que ser simplesmente mulher!", avalia a consultora de marketing.

Sem meias palavras - e sem papas na língua - os homens vão direto ao ponto. São sinceros - para não dizer francos - quando o assunto é quem é a mulher que emana sexo, charme e sensualidade. "Tem que ser bonita, vaidosa. Cabelos compridos também ajudam! Mas, ao mesmo tempo, tem beleza que, sinceramente, não dá tesão, não enche os olhos", afirma Ruy Venício, puclicitário, que não gosta, por exemplo, de mulheres que fazem o tipo bobinhas, ingênuas, quase angelicais. Para ele, mulher sensual, atraente, é a que chega junto, que tem bom papo. "Não sei dizer como funciona com os outros - para falar a verdade, nem comigo - mas, para mim, o segredo de uma mulher que emana sexo é a dança - rebolar e todos os afins. Aí o tempo fecha!", brinca Ruy.

Para o jornalista Leonardo Velasco, ser bonita também é pré-requisito. Mas ele não acha graça, por exemplo, em mulher "boneca de porcelana", como a Nicole Kidman. "Sensualidade tem a ver com as óbvias sim, como Beyoncé, Shakira, Angelina Jolie", diz. E não pode ser vulgar. "Mas aquele vestido que te deixa doido para tropeçar e poder olhar por baixo...", baba Leonardo. Segundo ele, com certeza a roupa entra no pacote de armas femininas para emanar sexo, mas é preciso tomar cuidado com a linha tênue entre vulgaridade e sensualidade. E atenção à vaidade! "Ouso dizer que ela está no mesmo nível de importância da beleza. Uma boa dose de vaidade pode equilibrar as coisas entre uma mulher que não é linda e uma que é", pondera.

“É preciso um exercício de auto-estima. Você tem que olhar os seus atributos naturais e saber valorizá-los da melhor forma possível”

Mas na opinião do jornalista, o segredo, afinal, para uma mulher esbanjar sensualidade é ser confiante. "A mulher sensual sabe que é gostosa, sabe que todos estão olhando para ela e tem que ser assim mesmo. Mas, quando falo em confiança, elimino a prepotência e a metidez". Para ele, a mulher tem que ser confiante, mas humilde. "Confiança resume tudo. Isso é o que vai influenciar o decote, o tamanho do vestido, o jeito de conversar e por aí vai", diz.

O fotógrafo Marcos Carvalho* não segue o fluxo. Acha que mulher sexy é aquela cuja beleza independe de produção. "Talvez pelo meu trabalho, onde vejo mulheres muito maquiadas e produzidas, dou valor a quem é simples. Não precisa ter bundão, passar horas na academia ou deixar de sair com você porque está de dieta. Tem que ser bonita por dentro", ri Marcos. "Quando digo isso aos meus amigos, me chamam de brega, disso e daquilo, mas acho que maquiagem, saias curtas, saltos, grifes e decotes são casuais. Por mim, pode vestir o que for, mas, se a mulher for encantadora pelo que ela é, me ganha", garante. "É lógico que um corpão conta muitos pontos, mas não é o essencial do essencial. Até porque muitas que não têm nada demais fisicamente conseguem passar uma sensação tão boa só de estar perto que te deixa louco", completa.

Marcos segue mais a linha de pensamento de Tom Cruise - ele mesmo, o galã de Hollywood - que, numa entrevista, já afirmou que o atributo da mulher de emanar sexo remete à sua maneira de ser, de se comportar. Para ele, ser sexy é ser brilhante, transbordar energia e ser capaz de tomar iniciativas. Tem que ter atitude! "E estilo próprio", afirma Mateus Dias, engenheiro. "Para ser sexy, não é necessário fazer tipo e usar roupa curta ou muito colada. Basta a mulher ser ela mesma. É claro que uma produzida no cabelo, maquiagem básica e corpo em cima ajudam. Mas o que não vale é mudar totalmente de personalidade - e de corpo! - só para seduzir uma pessoa. Silicone pode ficar legal, mas, à princípio, não me seduz. Gosto do que é natural, é mais excitante", afirma. "A simplicidade de um olhar, a forma de andar, o jeito de mexer no cabelo, a blusa não muito decotada, mas provocante, o charme... Isso tudo, sim, acredito que seja muito atraente. A mulher ser inteligente e saber explorar o que tem de melhor, a feminilidade, é a mulher que entende dos verdadeiros afrodisíacos", conclui Mateus.

Brilhe!

Segundo a psicóloga Beth Valentim, existem dois tipos de mulheres: as gostosas e as que têm gostosura. "As mulheres gostosas chamam a atenção pelo corpo, já as que têm gostosura envolvem com algo muito mais profundo, que mexe com todas as pessoas ao redor, independentemente do sexo. Elas sabem unir a alegria de viver, a felicidade, a auto-estima, à firmeza e segurança em relação a elas mesmas e à vida. Têm um sex appeal poderosíssimo!", explica Beth.

Muitas já nascem com esse brilho interior que se reflete por fora e se transforma em energia sexual, mas como ou por que? Para quem gosta de Astrologia, a astróloga e jornalista Márcia Mattos, autora de O livro da lua 2008 (Editora Novo Século), encontrou a explicação nos planetas. "A sensualidade ou a manifestação mais explícita de erotismo tem a ver, sim, com algumas condições astrológicas, como a posição forte de Vênus no mapa natal. Vênus, para os gregos, é Afrodite, a deusa da beleza, do amor e da sedução. Lilith, um outro ponto do mapa natal, também expressa sensualidade, libido e magnetismo", explica. Portanto, quando um desses pontos estão exaltados no mapa natal de uma pessoa, tem-se uma expressiva emanação de sensualidade.

"Plutão é um outro planeta que também está muito ligado à sexualidade e, dependendo da sua força no mapa, existe maior dominância sexual na personalidade da pessoa", completa. Quanto aos signos, escorpião, segundo Márcia, tem fama de sua intensidade sexual e de forte magnetismo. Touro também é poderoso: "é um signo ligado à sensualidade e à forte atuação dos sentidos (paladar, olfato, tato etc)", conta a astróloga.

Para quem ainda não desenvolveu sua gostosura, fica a dica: "É preciso um exercício de auto-estima. Você tem que olhar os seus atributos naturais e saber valorizá-los da melhor forma possível. É preciso valorizar até mesmo o que você acha que é mero detalhe, porque ele pode provocar uma reação absurda", revela Beth Valentim. Se você assume o que tem, todo mundo vai achar bonito, porque, segundo a psicóloga, você vai estar sendo espontânea. "O que quero dizer é: se você tem os seios bonitos, por exemplo, use uma roupa que os valorize, mas não um decotão. Se vista de uma espontaneidade, de um brilho, que são só seus. Brinque com o seu estilo sem vestir máscaras, usando sua própria canção, seguindo a sua melodia, sua individualidade", aconselha.

Agindo dessa forma, todas as mulheres, segundo Beth, têm um lugar ao sol para serem sensuais e atraentes. Se vestem uma malha larga, arrasam, porque, acima de tudo, se adoram e beleza é uma coisa que vem de dentro. "A mulher que emana sexo é a mulher que se ama de verdade. Essa sim tem pimenta, tem sex appeal", entrega a psicóloga. "Não adianta, por exemplo, se maquiar se você não tem o brilho mais importante, que é o interno. Às vezes, uma mulher não tão bonita chama mais atenção do que uma linda justamente pela espontaneidade, bom humor, auto-confiança, alegria de viver. Tem gente que é bonita e não sabe aproveitar a beleza que tem! Do que adianta ser linda se você não é alegre, não sabe se divertir e vive emburrada?", indaga.

Os homens podem até falar bastante das gostosas, porque, de acordo com Beth, eles têm uma cultura emocional diferente da nossa. Eles precisam contar vantagem e falar sobre os rabos de saia para os amigos. "Mas ficam enfeitiçados é pelo brilho das mulheres realmente avassaladoras e chegam até a ter medo de darem suas investidas. Afinal, um rabo de saia está ali, pronto para ser abocanhado", alerta Beth. Já a mulher com brilho envolve pelo mistério e sensualidade da conquista. Quem resiste?

* os nomes foram alterados a pedido dos entrevistados

Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário