Você é muito bem-vindo aqui!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

PT discute troca no comando e formas de reintegrar Delúbio Soares

Afastado da presidência por problemas de saúde, Dutra pode deixar cargo.
Com o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a corrente do PT Construindo um Novo Brasil -majoritária no partido- dará largada, depois de amanhã, ao processo de refiliação de Delúbio Soares.

Refiliação de Delúbio Soares, expulso após mensalão, será discutida.

Lula e Mantega
Além da troca no comando e a refiliação de Delúbio, a cúpula petista irá elaborar uma resolução política sobre o encontro. Estão previstos ainda debates sobre a reforma política e a conjuntura econômica.
Há expectativa da participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião do Diretório Nacional. A presença de Lula seria uma homenagem à despedida de Dutra do comando petista. O ex-ministro José Dirceu, que chegou na noite desta quinta a Brasília, depois de uma viagem a Londres, também é aguardado no encontro.
Alguns ministros participarão do encontro, entre eles Guido Mantega, da Fazenda, que deve falar aos demais petistas sobre a situação econômica do país.

O Diretório Nacional do PT se reúne nesta sexta-feira (29) para discutir a possível troca de comando no partido por conta dos problemas de saúde do atual presidente, José Eduardo Dutra. Também serão discutidas formas de reintegrar o ex-tesoureiro Delúbio Soares, expulso em 2005 após acusação de envolvimento no escândalo do mensalão. Ele apresentou carta pedindo a refiliação.
As discussões da Executiva podem se estender até o sábado (30) antes de definições sobre cada caso.
Entre 9h e 18h desta sexta, os integrantes da cúpula partidária recebem a visita do presidente licenciado José Eduardo Dutra. É possível que ele faça um pronunciamento comunicando a renúncia ao cargo.
O procedimento teria sido decidido em um jantar na quarta-feira (27), quando Dutra comunicou à presidente Dilma Rousseff que iria entregar o comando do partido devido a problemas de hipertensão e depressão.
Inicialmente, o nome cogitado para assumir o lugar de Dutra era o do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). Mas o próprio senador fez questão de avisar que não seria candidato. Com a posição de Costa, a cúpula petista dá como certa a indicação do vice-presidente, Rui Falcão, que está no comando do partido atualmente. Outros nomes podem ser apresentados.

O diretório analisa ainda a carta apresentada por Delúbio na quinta (28) com um pedido de refiliação. Em três parágrafos, o ex-tesoureiro argumenta que nunca procurou outra legenda e que se manteve fiel ao PT durante todo o tempo em que permaneceu fora do partido.
Redigida pelo próprio Delúbio, a carta chegou a ser discutida nesta quinta, mas nenhuma decisão foi tomada.
Há dúvidas sobre qual processo deve ser adotado. Entre as hipóteses possíveis estão a reversão da expulsão ou a refiliação pelo diretório estadual. A Executiva debate ainda se a reintegração não poderia ser contestada legalmente.
A presença de Delúbio no encontro é esperada por alguns petistas.

Por: Robson Bonin

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário