BRASÍLIA (Reuters) - O deputado estadual Rui Falcão (SP) foi escolhido por unanimidade nesta sexta-feira novo presidente do PT, em substituição a José Eduardo Dutra, que renunciou ao cargo alegando problemas de saúde. Falcão fica no comando da legenda até 2013.
A eleição foi realizada pelo Diretório Nacional do partido, após Dutra, licenciado desde 22 de março, comunicar que se afastava definitivamente da presidência da legenda. Alegou problemas neurológicos agravados por depressão. Eleito em 2009, seu mandato teve início em 2010.
Rui Falcão é vice-presidente do partido e, com a licença, atuava como presidente em exercício da legenda. Ao contrário de Dutra, que pertence à corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária, Falcão atua na Novos Rumos. Junto com a PT de Lutas e de Massa, as três dominam o partido.
O novo presidente foi coordenador de comunicação da campanha de Dilma Rousseff à Presidência no ano passado. Ocupou a presidência do PT em 1994, quando também coordenou a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente.
Mineiro de Pitangui, tem 67 anos, é advogado e jornalista e se filiou ao PT em 1982.
Está no quarto mandato de deputado estadual por São Paulo. Muito ligado à senadora Marta Suplicy, atuou na gestão da petista na prefeitura de São Paulo (2001-2004), quando assumiu a secretaria de Governo. Em 2004, foi candidato a vice na chapa derrotada de Marta à reeleição.
(Por Hugo Bachega