Você é muito bem-vindo aqui!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Celular com Android vira 'carteira' em sistema de pagamentos do Google

Transação é feita ao encostar celular em máquina no ponto de venda.

Sistema utiliza chip NFC, presente em aparelhos como o Nexus S.

Do G1, em São Paulo

Google Wallet (Foto: Reprodução)Executivo explica funcionamento de novo sistema
de pagamentos (Foto: Reprodução)
O Google anunciou nesta quinta-feira (26) a criação de um sistema de pagamentos móveis em uma tentativa de ajudar consumidores a pagar compras com smartphones em vez de cartões de crédito. O sistema será chamado de "Google Wallet", ou "carteira do Google", e estará disponível no segundo semestre para usuários em Nova York e San Francisco.
Diferentemente dos sistemas que utilizam mensagens de texto para liberar os pagamentos, o "Wallet" funcionará integrado ao chip de "comunicação de campo próximo", ou NFC na sigla em inglês, que está integrado à maioria dos aparelhos top de linha com sistema operacional Android lançado nos últimos meses, como o Nexus S e o Samsung Galaxy S II.
Especula-se que a próxima versão do iPhone também será compatível com NFC. A tecnologia permite que o usuário simplesmente aproxime seu aparelho celular da máquina responsável pela cobrança, em operação semelhante à de um bilhete eletrônico utilizado pelas empresas de transporte público em metrópoles como São Paulo.
Pré-pagoSerá possível utilizar a "carteira" como cartão de crédito ou como cartão pré-pago vendido pelo próprio Google, no qual o usuário "carrega" um valor que poderá gastar nas lojas que aceitem o sistema de cobranças. O Google anunciou que não cobrará taxas pelo serviço em 2011, e ainda dará US$ 10 em crédito para cada usuário que solicitar um cartão pré-pago.
O aparelho também poderá substituir cartões de vale-presente, armazenando crédito recebido pelo usuário em redes de varejo específicas.
Desenhado como um aplicativo para celulares Android, o serviço pega carona na tecnologia "PayPass" da Mastercard. O Google atraiu interesse de redes de varejo norte-americanas como Macy's, American Eagle Outfitters e Subway para unir o serviço com programas de fidelidade e ofertas de desconto.
O Google trabalhará com a MasterCard para lançar o sistema. A companhia já vinha trabalhado com a MasterCard e o Citigroup no desenvolvimento de um sistema de pagamentos móveis, segundo reportou o "Wall Street Journal" em março.
Consumidores de outros países, especialmente na Ásia, já podem usar seus celulares como cartões de crédito em lojas de diversos produtos, de alimentos a combustíveis. As operadoras de telefonia móvel, bancos, empresas de tecnologia e redes de processamento de cartões, Visa e a MasterCard, ambicionam ganhar espaço no mercado de pagamentos móveis dos Estados Unidos, que ainda é pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário