Você é muito bem-vindo aqui!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Hidratação natural para os cabelos



A hidratação natural é uma maneira rápida, barata e eficaz de deixar os cabelos bonitos, sem sair de casa. Usando côco, abacate e até gema de ovo, suas madeixas podem ficar livres dos fios arrepiados e pontas duplas. De acordo com o cabeleireiro Marcos Souza Barbosa, fatores como sol, vento e água prejudicam a hidratação natural dos cabelos. "Mesmo os fios mais oleosos precisam de hidratação semanal, com a finalidade nutri-los de forma homogênea", avalia o especialista, que trabalha na Estética Maria Bonita.
Apesar de ser uma maneira econômica de tratar os fios, fazer hidratação caseira exige cuidados especiais. Segundo o cabeleireiro, antes de utilizar a técnica é preciso lavar os cabelos com shampoos antirresíduos. "Depois de limpar as madeixas, podemos aplicar produtos naturais, como a velha conhecida babosa, que evita a queda e hidrata. Basta cortar um talo e espalhar o gel sobre o cabelo. Use touca térmica ou enrole a cabeça em toalha quente, deixe por 15 minutos e enxágue", ensina.
Produtos naturais garantem a saúde dos fios
Para o médico tricologista Luciano Barsanti, produtos naturais que contenham na sua fórmula manteiga de karité, plantas como sálvia e prímula, extrato de rosas brancas e óleo vegetal de côco contribuem com a saúde dos fios. "Uma boa dica de hidratação caseira é bater no liquidificador, durante um minuto, a poupa e a água de um côco verde. Depois disso, aplique a mistura nos fios, a uma distância de 2 cm do couro cabeludo. Deixe o produto agir por 40 minutos e depois enxágue. O ideal é repetir esse procedimento a cada dez dias. Se o cabelo for muito seco e danificado, acrescente três gotas de óleo vegetal de coco à mistura", explica.
A gema de ovo e o abacate são ideais para quem tem cabelos ressecados e também podem ser ótimas alternativas para resgatar o brilho dos fios. "Uma maneira simples de buscar esse resultado é misturar um abacate maduro, uma colher de mel, uma colher de azeite e uma xícara de chá de leite integral. Caso queira incluir a gema de ovo, opte por não usar a película que reveste essa região. Aplique a mistura por partes, massageando cada mecha. Depois use uma touca por 25 minutos e enxágue", instrui o cabeleireiro.
Para saber a melhor forma de hidratar as madeixas, é importante ficar atento ao seu tipo de cabelo. "Quanto mais danificados e porosos, mais tratamentos os fios merecem ter. É importante lembrar que a desidratação afeta todos os tipos de madeixas, inclusive as oleosas. No caso de quem possui cabelos secos, com a raiz oleosa, o ideal é evitar que o creme encoste na raiz, tratando apenas o comprimento do fio", lembra Marcos.
Confira abaixo as principais propriedades de algumas frutas, que podem mudar positivamente o visual de seus cabelos:

  • Figo e côco: têm poder adstringente, ou seja, controlam a oleosidade dos fios
  • Ameixa: dá oleosidade aos cabelos
  • Mamão: possui ação cicatrizante e pode ser benéfico ao couro cabeludo
  • Extrato do limão, tangerina e laranja: antioxidante, contribui para resgatar a saúde dos fios
Equipe Personare

Nenhum comentário:

Postar um comentário