Você é muito bem-vindo aqui!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Saiba quais são os hábitos dos brasileiros que fazem bem à saúde

O Bem Estar estreou nesta segunda-feira (21) falando sobre um tema que tem tudo a ver com o programa: os bons hábitos que os brasileiros já adotam no dia a dia. Comer bem, fazer exercícios, trabalhar com prazer e ter uma boa relação familiar são alguns exemplos que ajudam a manter a saúde em dia e a equilibrar corpo e mente.
No estúdio, o oncologista Drauzio Varella e o endocrinologista Alfredo Halpern comentaram uma pesquisa que mostra que o estilo de vida é responsável por 43% da saúde do nosso organismo, seguida de fatores como genética, ambiente e acesso a serviços médicos.
Varella também demonstrou por que é bom subir escadas, e o impacto que a descida pode causar ao joelho e às articulações.
Nas ruas, a repórter Marina Araújo mostrou que os esportes nas praias funcionam como academias a céu aberto durante o verão. Segundo o preparador físico Oswaldo Gonçalves, o vôlei trabalha tanto os membros superiores quanto inferiores. Ele também acredita que as pessoas cada vez mais buscam voltar ao convívio com a natureza para viver melhor.
Na cidade, a correria que vai do transporte público aos passeios no shopping pode fazer bem, pois as pessoas se mantêm em movimento. O ideal, de acordo com o especialista em prevenção e qualidade de vida do Ministério da Saúde, Milton de Arruda Martins, é caminhar de forma acelerada, diariamente, por 30 minutos, o suficiente para suar e acelerar o coração, mas ainda assim conseguir conversar com quem está do lado.
Para jogar futebol, também não existe hora. Os participantes se reúnem para praticar essa paixão e aproveitam para relaxar e conversar. Quem corre menos chega a até dois quilômetros, o que já ajuda a queimar calorias e desenvolver resistência física.
Outro bom hábito brasileiro é a dança. O ser humano tem 639 músculos e 270 ossos, e a maioria deles entra movimento durante um samba, por exemplo. Além de mexer o corpo, a atividade trabalha o coração, o sangue, a cabeça e a alma. Funciona como uma terapia, capaz de equilibrar as emoções e acabar com a depressão.
Segundo o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, dançar provoca a liberação de serotonina, hormônio responsável pelo humor, pela hidratação da pele, pela libido e pela prevenção de doenças articulares, circulatórias e respiratórias. Na opinião do passista Ubirajara dos Santos, a dança traz mais vida. “As pessoas têm que dançar, porque isso dá luz, e felicidade é tudo”, afirma.
Hábitos saudáveis (Foto: Arte/G1)

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário