Você é muito bem-vindo aqui!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Custo do sequenciamento em queda torna meta viável, dizem cientistas.
Um dos objetivos é conhecer mais sobre pragas e ameaças aos humanos.

Do G1, em São Paulo
O genoma de 5 mil insetos e outros tipos de artrópodes será descoberto e estudado por um grupo de cientistas nos próximos cinco anos. Conhecida como Projeto Genoma de Insetos 5000 (i5k), a iniciativa foi lançada em 2011 para que entomologistas possam conhecer mais sobre a biologia desses animais e como controlá-los quando causam ameaças à saúde, aos alimentos e à economia.
O projeto foi detalhado em entrevista de quatro dos membros publicada na última edição da revista "American Entomologist". Lançado em março, após uma carta assinada por dez membros - a maioria norte-americanos - à revista "Science", o i5k agora busca colaboradores de todo o mundo para indicações sobre qual inseto deve ser sequenciado.
Os interessados poderão se cadastrar no site http://arthropodgenomes.org/wiki/i5K para participar do projeto. Um dos focos do grupo está na reunião de dados que permitam estudar melhor a resistência dos invertebrados a inseticidas.
Como o sequenciamento genômico fica mais barato com o passar dos anos, os organizadores esperam que o conhecimento sobre os genes dos 5 mil artrópodes possa resultar na melhora das técnicas de controle de pragas ou mesmo na preservação de espécies menos resistentes como as abelhas.
Objetivo do projeto é sequenciar genoma de 5 mil espécies em até cinco anos. (Foto: Thomas Kienzle / AFP Photo)Meta do projeto é sequenciar genoma de 5 mil espécies em até 5 anos. (Foto: Thomas Kienzle / AFP Photo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário