Você é muito bem-vindo aqui!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Operação do Ibama retira animais do zoológico de Niterói, no RJ


Chimpanzé Jimmy (Foto: Reprodução/TV Globo)Chimpanzé Jimmy será levado para Sorocaba
Chimpanzé Jimmy está entre os 42 animais removidos nesta quarta (13).

Só restarão no zoológico animais domésticos e da fazendinha.

Por determinação judicial, o Ibama deu início, na manhã desta quarta-feira (13), à retirada de todos os animais silvestres do zoológico de Niterói (Zoonit), na Região Metropolitana do Rio. De acordo com o chefe da Divisão de Proteção Ambiental do Ibama, Márcio Urselino, serão removidos 42 animais de médio e grande porte, como o chimpanzé Jimmy, que se transformou numa espécie de símbolo do zoológico.
A administradora do Zoonit, Giselda Candiotto lamentou a atitute de Ibama. Segundo ela, o instituto está se baseando num Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que já não vale mais. Na tarde desta quarta-feira (13), ela vai se reunir com vereadores na Câmara de Niterói. A Câmara e a prefeitura de Niterói devem assumir a gestão do parque.
Só ficarão os animais domésticos
Por uma questão de estrutura logística, alguns poucos animais silvestres ainda permanecerão no espaço, segundo Urselino. São bichos que necessitam de uma estrutura especial para a remoção. Além dessas espécies, apenas os animais domésticos, como cães e gatos, e os que compõem a fazendinha ficarão no Zoonit.
“Estamos cumprindo uma decisão judicial, já que não foram feitas as adequações necessárias para abrigar os animais silvestres. Não cabe ao Ibama decidir o fechamento do zoológico, que é um local público. Mas temos como atribuição fiscalizar para que os animais silvestres, alguns inclusive, em extinção, recebam os cuidados necessários e fiquem em recintos adequados”, destacou Urselino.
Além do chimpanzé Jimmy, estão sendo retirados macacos-prego e aves. Segundo Urselino, o chimpanzé e os outros macacos serão levados para o Santuário dos Primatas, em Sorocaba, em São Paulo. As aves serão levadas para outros zoológicos do Rio.
Além de técnicos do Ibama, participam da operação a Polícia Federal, o Batalhão Florestal e de Meio Ambiente (BFMA) e a Advocagia Geral da União.
Desde outubro de 2010, depois de observar a falta de condições dos recintos, o Ibama começou a fazer a transferência dos animais, que foram enviados para instituições no Rio, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, e em Brasília.G1
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário