Você é muito bem-vindo aqui!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Desafeto de Sarney, Capiberibe assume posto no Senado

Congresso

Novo parlamentar havia sido condenado por compra de votos, mas sempre alegou que era vítima de perseguição do adversário

Gabriel Castro
O senador João Capiberibe (PSB-AP) tomou posse nesta terça-feira, depois de uma longa batalha judicial para voltar a ocupar um cargo público. Condenado por compra de votos na eleição de 2002, ele havia sido barrado pela Lei da Ficha Limpa. Com isso, Gilvan Borges (PMDB-AP) perde a vaga na Casa.
Capiberibe e a mulher, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP), foram condenados porque haviam oferecido 26 reais a dois eleitores em troca de votos. O casal sempre acusou o grupo político de José Sarney (PMDB-AP) de armar uma fraude para prejudicá-los. Foi Sarney quem moveu a ação contra os rivais. Embora tenha sido absolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a dupla perdeu o cargo por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ironicamente, o próprio José Sarney (PMDB-AP), na presidência do Senado, deu posse a Capiberibe. Em seu discurso, o novo parlamentar adotou um tom de conciliação: "É notório que existem diferenças entre eu e o senador José Sarney”, declarou. “Mas devo admitir que, para atender às demandas do povo que nos elegeu, isso não será um obstáculo". O senador também anunciou que o primeiro projeto de lei que apresentará será uma proposta que obriga os comerciantes a divulgar o peso dos tributos sobre o valor final de bens e serviços.
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário