Você é muito bem-vindo aqui!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sedução e poder: as mulheres dos ditadores


Efe
Mussolini foi um autêntico símbolo sexual de sua época. Esta jovem exibe uma foto do Duce em roupa de banho
Clara González
Da EFE
Hitler e Mussolini foram autênticos "sex symbols" de sua época; Lenin, "um grande sedutor"; Stalin, um "playboy" e Salazar "um casanova discreto". A jornalista francesa Diane Ducret conta em "As Mulheres dos Ditadores" parte da história do século XX através das relações de seus grandes protagonistas com o sexo feminino.
"O poder se baseia tanto na coerção como na capacidade de sedução dos ditadores, algo que não foi levado em conta pois a história é abordada de um ponto de vista estritamente masculino, centrando-se no aspecto militar e na ideologia", diz a escritora Diane Ducret.
Para Diane, estes ditadores são "grandes sedutores" e assinala que embora haja um "carisma natural" também há muito "trabalho".



Efe
Joseph e Magda Goebbels em uma imagem da família
Adolf Hitler mudou sua forma de vestir e buscou assessoria em mulheres da alta sociedade alemã; além disso, viajava sempre com seu fotógrafo pessoal, Heinrich Hoffman, para que o imortalizasse nas poses mais favorecedoras.
Benito Mussolini, por sua vez, malhava para depois exibir o corpo em traje de banho nas praias de Riccioni perante suas inflamadas admiradoras vindas de toda a Itália, mas também de Alemanha, Iugoslávia e Hungria.
"Não há poder total se a metade da população não quiser. Por isso, eles tinham consciência de que seduzir as mulheres era muito importante e se esforçavam nisso", assinala a autora do livro "As Mulheres dos Ditadores".
E com grande sucesso. Segundo Diane, Adi - como chamavam na intimidade Adolf Hitler - recebeu mais cartas de admiradores que Mick Jagger e os Beatles juntos. Seu mais direto concorrente, o Duce (Mussolini), recebia entre 30 mil e 40 mil cartas por mês.
"Apesar de compartilhar um grande poder de sedução, eram muito diferentes. Mussolini tinha uma necessidade patológica de possuir fisicamente as mulheres, mas Hitler, por outro lado, ansiava influir nelas psicologicamente", explica a jornalista e historiadora.



Efe
Clara Petacci foi a última amante de Mussolini
O ditador português António de Oliveira Salazar se destaca como um "playboy religioso" e um "casanova discreto" que, ao contrário do complexado Stalin ou do infantil Mussolini, não parecia necessitado de reforçar sua virilidade.
Também houve ditadores de uma só mulher como o romeno Nicolae Ceausescu ou o espanhol Francisco Franco. No caso do primeiro, sua mulher, Elena, chegou a exercer uma grande influência sobre ele, "mas não ideológica". Para o ditador espanhol, o mais importante era sua carreira.
Neste livro, a jornalista se ocupa não só de esposas e amantes, mas também de admiradoras, musas e companheiras destes homens. São mulheres muito diferentes que compartilham um amor entregue e veemente que conduziu, em alguns casos, ao suicídio.
A autora distingue três tipos de mulheres. As que amam o homem mais que a sua vida; as que veem nele a encarnação de seus ideais e as que amam o poder.
As primeiras costumam ser mulheres jovens e belas, cuja personalidade se submete à vontade destes "ditadores psicológicos" que as levam a perder sua identidade. "Sofrem uma espécie de síndrome de Estocolmo", diz Diane.


Efe
Elena Ceausescu junto a seu marido Nicolae. Ela é, para a autora do livro, uma 'mulher de poder'
A este grupo pertenceriam as últimas amantes de Hitler e Mussolini, Eva Braun e Clara Petacci, que compartilharam com eles seu trágico fim. Clara teve a oportunidade de se salvar, mas preferiu compartilhar o triste destino de seu amante. "Aonde vai o mestre, vai o cachorro", chegou a dizer.
O segundo grupo é composto pelas intelectuais, com um papel vital na formação ideológica destes homens. São mulheres com caráter e personalidade como Margarida Sarfatti, amante de Musollini.
As "mulheres de poder" acompanham seus pares na ascensão, participam de seu poder e acabam amando este acima de tudo. Elena Ceausescu e Jian Qing, terceira esposa de Mao Tsé-tung, são "mulheres de poder".
As esquecidas
Um personagem surpreendente para Diane, é Inessa, a amante de Vladimir Lenin. Uma mulher brilhante e muito avançada para seu tempo que se apaixonou por um homem "contraditório e com uma mentalidade antiga".
"Ela me lembra uma heroína clássica. Viveu entregue a um homem cujo amor tinha que compartilhar com sua esposa, fez seus os sonhos dele, chegou a ser ministra de Agricultura e, jovem e exausta, morreu no exílio", comenta.


Efe
'Sem Margarida Sarfati (na foto) e Angelica Balabanoff, Mussolini não chegaria a ser o que foi', diz Diane
Mas se há um personagem que fascinou a autora acima de todos foi Magda Goebbels, à qual considera uma mistura dos três tipos de mulher.
"Era bela e amava profundamente o ideário nazista. Foi uma pessoa inteligente cuja opinião era muito estimada por Hitler, chegando a ser considerada a "prima-dona" do regime. Sua relação com o Führer é platônica mas brutal, cumpria todos seus desejos".
Casou-se com Goebbels porque assim o queria Hitler. Envenenou seus seis filhos e aceitou morrer pelas mãos de seu marido quando o regime nazista chegou a seu fim. "Por amor, realizou os maiores sacrifícios", diz a autora.
O período do entreguerras e o que seguiu à Segunda Guerra Mundial gerou muitas ditaduras na Europa. O conflito bélico serve para dar unidade às histórias e favorece o cruzamento de personagens como o de Angelica Balabanoff que tem um papel crucial nas vidas de Mussolini e Lenin.
Para seu segundo livro, que será lançado na França no próximo mês de fevereiro, a autora escolheu a Guerra do Iraque. As mulheres de Fidel Castro, Saddam Hussein, Khomeini, Kim Jong-il, Slobodan Milosevic e Bin Laden, terão então um papel de destaque.
MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário