Você é muito bem-vindo aqui!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Zona do euro enfrenta a ameaça de uma grave recessão

Crise

É o que avalia a OCDE, que alerta: ritmo de recuperação econômica global caiu

Moeda de euro Moeda de euro (Michael Buholzer/Reuters)
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)  divulgou nesta segunda-feira um relatório pessimista sobre os rumos da economia global. De acordo com o documento, a recuperação econômica mundial perde força, colocando a zona do euro em leve recessão e ameaçando os Estados Unidos. Ainda segundo a OCDE, paira sobre os países que integram a zona do euro o fantasma de uma grande depressão. Na avaliação do órgão, o calote das dívidas soberanas desses países representa um grave risco ao euro.
O quadro negativo fez com que a OCDE cortasse suas previsões de crescimento global. Em seu relatório semestral Perspectiva Econômica, a organização prevê uma desaceleração do crescimento mundial para 3,4% em 2012 - ante 3,8% neste ano. A perspectiva denota uma forte queda em relação ao cenário projetado em maio, quando a OCDE estimava expansão de 4,2% neste ano e 4,6% em 2012.
Em dificuldade para conter uma crise de dívida sem precedentes, a zona do euro já entrou em uma recessão e crescerá apenas 0,2% em 2012, disse a OCDE, cortando a previsão anterior de crescimento de 2%. Já os Estados Unidos estão seriamente ameaçados pela recessão caso não consigam acertar um plano de redução de gastos estatais, advertiu a OCDE.
Crédito - A agência de classificação de risco Moody's adverte em comunicado emitido nesta segunda-feira que o contínuo e rápido aumento da crise da dívida na zona do euro ameaça a avaliação econômica de todos os países da União Europeia (UE).
Diante da ausência de políticas que permitam estabilizar as condições de mercado a curto prazo, o risco do crédito continua em aumento, acrescenta a Moody's. Segundo a agência, as autoridades do euro enfrentam cada vez mais limitações ante a crescente pressão para agir rapidamente com o objetivo de restabelecer a confiança creditícia.
(com agências Reuters e EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário