Você é muito bem-vindo aqui!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Guarde na memória os seus triunfos

 Final de ano chegando e naturalmente vem a necessidade de fazermos um balanço de tudo que vivemos, avaliamos e fazemos planos. A questão é que, em geral, nos centramos muitas vezes no que foi ruim, no que não surtiu resultados, naquilo que não queremos mais. Por isso mesmo, acabamos fugindo de avaliações, pois feitas desse modo, acabam nos gerando mais mal estar.
Vou lhe propor uma maneira diferente de olhar as coisas. Vou apresentar a você uma ferramenta poderosa no caminho de autoconhecimento e autoliderança, que usamos no processo de Coaching: a Memória de Triunfos.
Primeiramente, responda a essas perguntas:
  • Quais são as 8 coisas mais importantes que você realizou em sua vida?
  • Quais foram os seus triunfos, em cada fase de vida?
Lembre-se de seus pequenos e grandes triunfos, na infância, na adolescência, na juventude, na vida adulta... Deixe vir, como um filme, cada lembrança boa de sua caminhada. Lembre-se de seus mestres, dos percalços que você superou, das escolhas positivas, das atitudes que conseguiu assumir. Seus momentos decisivos e o modo como você os tomou nas mãos...
Aprofunde:
  • O que e quem lhe apoiou em cada um dos triunfos?
  • Quais fortalezas internas fizeram com que você alcançasse esses resultados?
  • Quais fortalezas você acabou desenvolvendo ao longo de sua busca?
  • O que você aprendeu com cada uma dessas experiências?
Através dessa viagem positiva no tempo, você está começando a criar um arsenal muito poderoso, está criando a sua Memória de Triunfos. A Memória de Triunfos proporciona a autoconfiança para seguir em frente e obter novos triunfos, ela lhe oferece fórmulas de ação que já deram certo com você e que podem servir de parâmetro para novas ações, ela gera um estado de espírito otimista calcado na realidade.
Antes mesmo de conhecer o Coaching, eu costumava a recomendar aos clientes de psicoterapia que tivessem seu "diário de vitórias". Pedia que nele anotassem todas as suas características positivas e todas as vitórias alcançadas ao longo da vida. Pedia também que permanecessem alimentando-o com as vitórias alcançadas no presente, com as coisas boas que percebessem em seu cotidiano.
Faça esse mesmo exercício para iniciar a avaliação de seu ano:
  • Quais foram os seus méritos?
  • Quais foram as apostas que deram certo?
  • Como você fez essas escolhas?
  • Como foi seu modo de agir?
  • O que aprendeu sobre si mesmo?
Isso nos apoia em momentos de desafios e naqueles momentos em que nos esquecemos de nosso potencial, que teimamos em nos esconder na lástima e no medo. Se tenho esse lembrete em mãos, rapidamente me lembro de quem sou e de tudo que posso ser e realizar na vida. A Memória de Triunfos nos incentiva a ir mais além, a manter viva a chama do nosso potencial mais pleno!
Para triunfar, precisamos ouvir a voz vitoriosa que existe dentro de nós. O que você acha de iniciar, hoje mesmo, um processo de ativar sua Memória de Triunfos? (Deixe sua voz vitoriosa responder!)
 
por Juliana Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário